quarta-feira, 3 de abril de 2013

Uma sessão de cinema e debate. Isto também é educar.

Seguindo o planejamento e a proposta curricular das 5ª séries do ensino fundamental e também dos 1° do ensino médio resolvi passar para as turmas o filme: Guerra do Fogo.Como o filme traz uma abordagem de discussão que estamos realizando em sala de aula: Pré-História e os Primeiros Humanos, e esta escolha veio a calhar com as propostas desenvolvidas no decorrer deste primeiro bimestre. 

Para as 5ª séries foram escolhidos trechos específicos do filme, pois algumas cenas não poderiam ser passadas e para os 1° anos consegui passar - praticamente - o filme todo.

Após o filme, fizemos uma breve conversa sobre as impressões e sensações que ele transmitiu a nós que estávamos assistindo. Os comentários foram parecidos em ambas as séries, porém os mais jovens despertavam mais curiosidades e os jovens mais dúvidas e inquietações, como estas:

"Não gostei muito do filme pois não tinha fala, eles apenas gritavam e fiquei pensando se a comunicação entre eles era apenas esta."

"Viver naquela época, sem casa, sem TV deveria ser um tédio. Mas dá pra perceber que eles eram bem unidos."

Seguindo a proposta, após o filme ter acabado e ter realizado uma breve conversa com os /as educandos/as montei um questionário contendo 5 perguntas referente ao filme e o conteúdo passado em sala de aula para me entregarem valendo ponto nos trabalhos pedidos em sala de aula, este trabalho foi encaminhado apenas para os 1° anos.

A sensação que tive é que podemos usufruir mais os espaços da escola e pensar - junto com eles/as - novas sensações e formas de potencializar os espaços que temos e re-significa-los com o que temos e o que podemos melhorar.

Abaixo segue algumas fotos:

5ª Série do Ensino Fundamental.

1° Ano do Ensino Médio.

Vander Clementino Guedes - Educador de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário