quarta-feira, 27 de março de 2013

Cartografia dos Desejos. Aula de História

Quem disse que desenhar é só coisa de Artistas? Ou até mesmo apenas da área das Artes? 

Apesar das dicotomias e das propostas curriculares do estado estarem voltadas para as "Interdisciplinariedades" ainda temos muito o que avançar, e... porque não arriscar?

Claro que devemos arriscar naquilo que conhecemos ou quando temos o mínimo de prepara para aplicar uma atividade que saia da tangente de nossa função. 

Pois bem, com as 5ª séries dei início a um trabalho chamado: Cartografia dos Desejos. Cartografia significa o mapeamento de algum local - derivado da Geografia - potencializando suas especificidades como: sensações térmicas, relevos, temporalidade e etc... Com esta proposta apenas mudei o significado da Cartografia para colocar em pauta o desejo que as crianças possuem e almejam também sua vida futura, que pra eles é o amanhã. 

Com esta proposta, fiz algumas questões onde as crianças tinham que registrar, em forma desenhos, as respostas. Quando se iniciava a construção dos desenhos eu pedia para eles trocarem as folhas até dar, completamente uma circulada por todos da sala. A cada pergunta eles/as respondiam dando uma certa continuidade no que já estava desenhado no papel. 

No final da atividade ficou aquele emaranhado de informações, conexas e desconexas, sendo que o principal objetivo da atividade era de nos reconhecermos enquanto seres cheios de ideias e também com vontades múltiplas e pensamentos diferenciados. 

O trabalho colaborativo, coletivo e participativo foi o que mais contou nesta proposta. Após o término do registro em desenho nas folhas, pedi aos alunos e alunas que pintassem os mesmos e que pudessem nomear as "Obras de Arte", colocando um título. Depois pedi aos mesmos que escrevessem um texto explicando: Qual a importância do registro histórico, tanto escrito quanto o não escrito. No fim a maioria dos/as alunos/as participaram da atividade e gostaram bastante.

Portanto, se arriscar e novas ideias é importante e necessário, porém é de extremo compromisso sairmos do comodismo e fazer com que as coisas não caiam na repetição e no desgaste. Afinal de contas estamos aqui para somar e multiplicar nossos conhecimentos.

5ª Série B.

Todos/as produzindo.

Vander Clementino Guedes - Educador de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário