sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Conversa sobre Universidades Públicas com Vinícius Rainer Boniolo.

A todo instante ficamos nos perguntando:

"Após sairmos da escola, o que vou fazer?", E muitas vezes, esta questão é interpretada com:

"Tenho que arrumar um trabalho", "Preciso urgentemente fazer um curso para poder arrumar um emprego", e por que não fazer uma Universidade Pública?

Foi exatamente com este intuito que no mês de agosto, recebemos em nossa unidade escolar a presença do Vinícius Rainer Boniolo, conhecido como Vinny, morador da zona leste de São Paulo - Vila Silvia, e que acabou de ingressar em uma Universidade Pública para cursar Engenharia Ambiental, no estado do Paraná.

Vinny, como também é conhecido, foi aluno de escola pública e, desde jovem começou a trabalhar com seu pai, depois de terminar o ensino médio se dedicou mais alguns anos de sua vida ao trabalho (que exercia época) e bem depois resolveu prestar o ENEM para tentar adentrar em uma Universidade que, não necessariamente fosse privada. 

Cursou um ano de Comunicação Social na UNICSUL e resolveu trancar a matrícula por conta da mensalidade - muito CARA R$.

O bate papo sobre o que fazer e como fazer, foi a temática da discussão com os/as educandos/as do 3º Ano do Ensino Médio. Muitas dúvidas e questões sobre: O que fazer? Como prestar um vestibular? Tenho dúvida do que fazer? Mas dará grana ou não? foram abordada nas conversas. Se bem que as dúvidas estarão presentes em muitos momentos de nossas vidas. Ainda mais quando a preocupação é sobre o futuro, que se encontra tão próximo e presente.

Após as explicações e questões minimamente respondidas, as turmas realizaram uma avaliação da conversa, muitos curtiram a iniciativa e disseram que:

"Momentos como estes, devem acontecer mais nas escola públicas, pois nos faz pensar em como agir no mundo"...

A E.E. José de San Martin, o corpo docente, as funcionárias da limpeza e cozinha, a coordenação pedagógica e a gestão escolar agradecemos a sua presença e participação com nossos/as educandos/as, foi muito produtivo e enriquecedor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário