Boa tarde a todos e a todas, é com uma imensa satisfação que venho publicar em nosso blog meu primeiro registro e também uma aula bacana que culminou na montagem de alguns cartazes que foram colados na escola sobre o descobrimento e entendimento do número pi. O mesmo trabalho foi desenvolvido nas 7ª A e B (8º Anos do Ensino Fundamental II).
O objetivo desta aula foi apresentar aos educandos/as o entendimento, independentemente do tamanho da circunferência, a razão entre o perímetro e o diâmetro será sempre 3,14... (número pi).
Em seguida, após a introdução básica sobre, como descobrir o número pi e apresentar os encaminhamentos, foi dividido em pequenos grupos onde eles/as puderam montar suas próprias tabelas:
Descobrindo o número pi. |
A galera produzindo. |
Construção da tabela. |
Na construção da tabela, os/as educandos/as trouxeram de casa diversos objetos com um formato redondo ou cilíndrico, utilizamos alguns destes objetos para medir seu perímetro e seu diâmetro registrando nas tabelas, e na sequência, utilizando medidas encontradas de cada objeto, eles somaram, subtraíram, multiplicaram e dividiram os valores do perímetro e do diâmetro registrando, também, os valores nas tabelas por eles/as confeccionados.
Confecção das tabelas. |
Sendo assim, de forma dinâmica, envolvente eles/as conseguiram trabalhar com as 4 operações básicas da Matemática e perceberam que, a divisão do perímetro e do diâmetro de qualquer circunferência, sempre será 3,14... o famoso e importantíssimo número pi.
Trabalho finalizado. |
Professor Cristiano Silva.
Matemática.
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